Bananas verdes fritas

Oi queridos, tudo bem?
Andei sumida, inicialmente por motivos de a GVT me deixou quase um mês sem internet, depois por motivos de me desorganizei mesmo.
Neste retorno, decidi falar de duas receitas que entraram na minha vida rotineira este ano. Saudáveis (mas definitivamente não muito leves, uma tem fritura e a outra leva abacate) e muito facinhas: plátanos (banana da terra ou banana comprida) verdes e fritos, que é feito para ser comido salgado, e guacamole, que não é nada muito inovador mas é bem mais facinho de fazer do que eu imaginava e fica bom como acompanhamento de quase tudo. Para os que, como eu, estranharam a idéia de banana verde frita, garanto que nem parece fruta, é quase como uma batatinha frita.
A banana da terra tem de estar bem verdinha mesmo, se ela estiver já amadurecendo deve ficar doce uma vez frita, daí é mais fácil esperar uns dias e fazer uma cartola mesmo, haha. Eu costumo cortar a banana ainda com a casca em rodelas fininhas e depois só tirar a casca das rodelas (com a banana verde, é meio difícil descascá-la inteira). Também costumo passar uma água nas rodelas por dois motivos: o primeiro é um visguinho bem fino que eu gosto de tirar das rodelas e o segundo é que as rodelinhas de banana molhadas ficam bem crocantes quando a gente frita. O passo seguinte é exatamente fritar a banana. Eu gosto de minimizar a quantidade de óleo na panela, então coloco uma camada muito fina, que mal cobre o fundo da panela e costuma ser mais do que o suficiente para umas 3 bananas. Minha dica bônus é tentar fazer a fritura numa panela com tampa e não em uma frigideira porque dá para tampar quando o óleo espirra, o que evita sujar todo o entorno do fogão e aquelas gotinhas de óleo quente que batem de vez em quando. Elas ficam lindas, bem douradinhas e basta jogar um salzinho em cima depois de fritas.

image1
Com o guacamole, vou dar um formato mais tradicional de receita, porque envolve vários ingredientes. Aqui vai:

Ingredientes:
um abacate grande
um limão tahiti (se for muito pequeno ou tiver pouco suco, até dois)
um tomate picado
meia cebola picada
sal a gosto

Modo de preparo:
A primeira coisa é tirar a polpa do abacate e colocar numa tigela e misturá-la junto com o suco de limão e o sal com um garfo mesmo, até virar uma pastinha homogênea. Depois disso, é só juntar o tomate e a cebola picados e misturar à pastinha do abacate e servir. Se for fazer para servir depois, basta por na geladeira. Como colocamos limão junto com o abacate, ele não vai ficar preto rápido como ficaria. O suco do limão freia a oxidação do abacate. Apesar disso, é um acompanhamento que não dura vários dias, então é bom medir a quantidade da porção.

image2

Espero que estas duas dicas tenham ajudado na criatividade doméstica de vocês. Receitinhas saudáveis e rapidinhas são super úteis no dia a dia corrido.

Beijos!

Anúncios

Um comentário sobre “Bananas verdes fritas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s