Pompons de decoração

Oi, gente! 😀

Semana retrasada foi a apresentação do meu espetáculo de conclusão do primeiro módulo do meu curso de teatro. O meu professor opta sempre por produzir peças com pouco cenário, voltadas para a interpretação do ator. Para essa, decidimos colocar “pompons de papel” suspensos no teto, por esses remeterem a flores o que refletiria a primavera (já que a peça foi “O Despertar da Primavera”, que abordei um pouco em um post anteriormente aqui no blog), e em vermelho para associar à paixão e desejo dos jovens.

1 - O despertar da primavera (115 de 152)
Fotografia: Antônio Ferreira

Tendo tomado para mim (junto a uma companheira do curso) a confecção dos pompons e visto o resultado final como decoração da minha casa e achado bastante interessante (já que precisamos estocar todas aqui até o dia da peça quando levamos ao teatro), resolvi compartilhar aqui com vocês um tutorial de como fazê-las.

2 - IMG_3364

Como há vários vídeos no Youtube a respeito, deixo como referência o que usei e explanarei aqui em fotos para quem preferir: aqui está o vídeo completo da explicação, e aqui é um vídeo mais resumido (para quem optar por seguir os vídeos, aconselho verem primeiro o completo porque ela traz alguns detalhes importantes e usar o segundo só como base para relembrar os passos).

Embora aí ela trate de papel seda, é possível fazer com vários outros tipos de materiais, e aqui nas fotos eu explicarei a partir do uso de papel celofane. Para quem não tem tantas habilidades artísticas, ele seria o ideal, porque seu brilho ofusca um pouco os defeitos de produção hahahaha

1º) Como optamos pelo celofane, o que eu fiz logo no início foi dividir uma folha em duas, porque senão os pompons ficariam muito maiores do que eu planejava. Ou seja, o tamanho da folha que você utilizará dependerá do tamanho que você quiser para os seus pompons. Fazendo isso, você terá pompons medindo, aproximadamente, 2 palmos abertos; e precisará de 12 folhas de papel celofane. Caso opte pelo papel seda, as folhas costumam vir no tamanho 48×60, o que já é ideal para fazer um pompom nesse tamanho;

2º) Oriente a folha de forma que o eixo horizontal seja menor que o eixo vertical;

3 - IMG_3350

3º) Comece a dobrar o papel para ficar em um formato semelhante a um leque. Ou seja, primeiro você dobra para cima, depois para baixo e assim sucessivamente. O tamanho ideal das tiras pode ser guiado pela medida de 3 dedos deitados;

4 - IMG_3351 5 - IMG_3352

4º) Marque o meio do papel e dobre-o de forma que ele fique o máximo simétrico o possível. Prenda o centro com um fio de nylon ou fita durex.

6 - IMG_3353 7 - IMG_3354 8 - IMG_3358

5º) Corte a ponta do papel em um formato circular ou triangular, e pretendendo que os dois lados fiquem do mesmo tamanho (essa etapa aí está terrivelmente demonstrada porque eu estava com uma tesoura cega e impaciente porque tinha que correr com a produção dessas flores)

9 - IMG_3355

6º) Deixe o papel sobre uma superfície e abra em formato de leque duplo. Em seguida, comece a ir levantando as folhas, fazendo com que elas desprendam desde o centro.

10 - IMG_3359 11 - IMG_3360 12 - IMG_3361

7º) Após levantar 6 folhas de cada um dos lados, vire o bombom e comece a levantar as 6 folhas de baixo. Ao final, ajuste as folhas de forma que elas fiquem equidistantes entre si. Pronto! Você chegou ao resultado final.

IMG_3335.JPG

Com alguns pequenos finais, você terá um pompom ainda mais pomposo. E agora já pode usá-los na decoração de sua festinha de aniversário, em algum evento especial, ou até mesmo para dar um upgrade no visual da sua casa. Para pendurá-lo, basta prender um nylon ao nylon/durex preso ao centro e com um prego/parafuso para dar um nó ou até mesmo uma fita adesiva mais grossa é tiro e queda!

Espero que tenham curtido! =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s