Parei de tomar anticoncepcional

Pronto, falei, o mundo agora todo sabe.

Super admito que quase não pesquisei sobre o assunto quanto deveria ter pesquisado (sinceramente, tenho estado com tantas coisas na cabeça que essa não conseguiu espaço). A verdade é que desde que comecei a tomar (around 17), minha mãe é absurdamente contra e fica dizendo que vou morrer de trombose. Por isso, ela já me acompanhou em mais de um médico e todos falaram que sim, é um risco, mas que é baixíssimo e uma pessoa como eu, linda, esbelta e maravilhosa (kidding, mas não fumante, sem grandes hábitos errados, com pouca idade), não teria motivos para ter isso. Desde então, sempre que tenho oportunidade, pergunto aos médicos e sempre falam “a dosagem é baixa” e eu sempre confiei.

Mas várias coisas aconteceram nos últimos anos que me fizeram repensar. 3 conhecidas ficaram grávidas usando anticoncepcionais. Várias mulheres morreram na França (né?) por causa de anticoncepcional. Fiquei com aquela pulguinha atrás da orelha.

Dentro dos últimos quase 10 anos usando pílula oral diariamente, teve apenas um ano que não usei e quando voltei, tive várias rejeições à diferentes pílulas ate chegar na que estava usando e ter me adaptado. Mas percebi uma desacelerada no meu metabolismo depois disso. Mas enfim, segui usando como manda a tradicional família brasileira.

O que fez o botão da minha cabeça mudar foi uma ortomolecular que fui em janeiro e super me identifiquei com tudo que ela falou (sobre saúde, nutrição, veganismo, etc), e quando falei que usava ela fez uma cara esquisita do tipo “ok, não concordo, mas é uma escolha sua” e ainda me aconselhou a mudar o formato. Inclusive, meninas que ainda usam, pesquisem(!!!), parece que a pílula oral é a pior forma de usar anticoncepcional!

Desde então venho pensado em pesquisar sobre e nunca pesquisei. Mas é verdade que também desde janeiro me tornei vegetariana oficialmente (e caminhando pro veganismo) e desde o ano passado tenho tentado viver numa pegada mais natural. Eu, inclusive, evito tomar qualquer outro remédio. E me peguei pensando “porque continuar usando um químico que afeta meu sistema, me gera uma menstruação que na verdade é falsa (e eu ainda dou uma sofridinha na época) e pode estar interferindo na minha saúde?”. Aquele “é uma dosagem baixa” continuava vindo na minha cabeça. Mas exatamente essa médica me falou “como pode ser uma dosagem baixa se bloqueia seus hormônios?”, é, não tem como ser tão baixa assim.

De toda forma, por causa desse novo estilo de vida que estou seguindo, decidi que hoje – que foi a última pílula da cartela – seria também a última da minha vida. Tenho medos? Claro! espinhas cólica gravidez, mas enfim, é isso, e vamos ver como vai ser.

(Ah, antes que eu esqueça, eu falei com minha ginecologista sim sobre isso e ela falou que era uma escolha minha e que eu podia parar assim que acabasse a cartela).

(Ah, e devo admitir que não foi um fator decisivo mesmo, mas saber que não vou mais ter que gastar no mínimo vinte e cinco reais por mês foi um alívio).

Por enquanto, deixo vocês com esses posts do Lookaholic, que é uma menina que muito me identifico e que também parou de usar (me lembro claramente de quando ela parou eu pensei “te entendo, mas não vou te seguir nessa”, e agora cá estou eu hahaha). E qual não foi a coincidência que ela postou um dos posts exatamente hoje?! O universo apoiando minha decisão? Hopefully yes! #VidaSemPilula

  1. https://lookaholic.wordpress.com/2015/09/28/decidi-parar-de-tomar-anticoncepcional/
  2. https://lookaholic.wordpress.com/2015/10/15/minhas-primeiras-semanas-sem-tomar-pilula/
  3. https://lookaholic.wordpress.com/2016/03/03/cinco-meses-sem-tomar-anticoncepcional/

 

Um comentário sobre “Parei de tomar anticoncepcional

Deixe um comentário

