Jardim Botânico do Recife

O jardim botânico do Recife, depois de muito tempo esquecido e mal-tratado, reabriu faz alguns anos e eu ainda não tinha tido a oportunidade de ir. Vou contar um pouco da minha experiência como visitante, se vc quiser mais informações sobre a história, os jardins e outras informações, entre aqui no site deles, vale super a pena. Veja também o facebook deles, é atualizado sempre e tem informações que não tem no site, de atividades correntes e temporárias.

O espaço é menor que eu esperava, e o passeio para olhar tudo tranquilamente acabou durando menos de uma hora. Apesar de pequeno, é super organizado e limpo. Todos os lugares são bem sinalizados e muito organizadinhos, achei lindo.

12506536_1040825469290483_2107282202_n

Começamos pela trilha livre, que é um caminhozinho pelo mato que dura só uns cinco minutinhos. Pra mim, que moro num sítio em olinda com bastante mato, achei rápido, mas quem mora na cidade mesmo deve achar mais interessante. A saída da trilha é na frente do orquidário que, por azar nosso, estava apenas com duas flores [aliás, no passeio todo, vi poucas flores, não sei se é a época, mas acho que sim]. Atrás do orquidário foi minha parte preferida, e que passamos mais tempo: tem um laguinho com muitos peixes e tartarugas [cágado, parece]. Imagino que tem fente que olha de longe e acha que não vai ter nada demais [que foi o que meu irmão fez, e quando o convenci a ir comigo, ficamos maravilhados]. Abaixo tem uma foto mais geral, e a foto lá de cima é dos peixes, não sei se vai dar pra ver, mas com alguma concentração, dá pra achar até uma tartaruguinha perdida na foto, haha.

12483383_1040824999290530_1882421579_n

De lá, fomos no jardim sensorial, que é muito organizadinho e dividido por sensações: aroma, cor, textura, sabor. E tem uma parte de solos também. Passamos um bom tempo olhando, cheirando e reconhecendo tudo. Não confiei de colocar nada na boca, até porque tinha uma placa errada [dizia hortelã e era boldo], vai que mastigo uma folha de urtiga… O que achei mais interessante nesse jardim é que tinha na saída umas pias, o que dava bastante liberdade pra tocar em tudo sabendo que vai ter como limpar as mãos depois.

12498604_1040825129290517_282430681_n

Passeamos em todos os outros jardins e numa sala educativa, que tinha insetos, alguns bichinhos em jarras e um filme passando. Também tinha várias coisas de criança, então imagino que tenha atividades em dias e horários específicos. Vi que houveram uns cursos sobre jardinagem, e achei muito interessante. Também vi perdido no parque essa placa com uma pista [“ache a maior folha”] que me deixou bastante intrigada. Algo aconteceu ou ia acontecer, mas eu não descobri o quê, hehehe.

12494214_1040825335957163_410077479_o

Não conseguimos ir na trilha guiada. Pelo que entendi, não existe trilha sem acompanhamento de algum guia, mas os horários são restritos e não acontecem no final de semana, o que achei contraproducente.

Acabei de perceber que não percebi a existência de lixeiros, não precisei em nenhum momento, mas como também não vi nenhum lixo no chão, imagino que existam. Ao todo, vi três banheiros durante o passeio, só entrei em um e estava muito limpo. Também vi o tempo todo pessoas fardadas, não sei se segurança, segurança ambiental ou bombeiro, mas me senti bastante segura.

Não tem onde comprar comida nem água lá [mas vi vários bebedouros desses de colégio em diversos pontos], se quiser algo, tem que levar de casa e existe um espaço pra fazer piquenique [que não ficou claro pra mim qual é].

Tive a sensação que o jardim botânico ainda não está completo, com alguns espaços claramente em construção e outros fechados [não sei se pra reforma ou só pra quem trabalha lá ou em projetos afins]. Mas é certamente um passeio bem interessante pra levar as crianças, pra passear e colocar a cabeça no lugar, pra conversar e fazer um piquenique com os amigos. Inclusive uma das coisas que achei mais interessantes foi a disposição de vários banquinhos como esse abaixo em diversos pontos, pra quem mora na cidade é quer um pouco de contato com a natureza, acho muito legal levar um livro, umas frutas e água e passar uma tarde lá, lendo e desfrutando da natureza.

12463880_1040825275957169_1854252229_n

Não é muito perto da cidade, é bem no começo da saída da BR, mas sinceramente não é longe. Se vc mora na caxangá ou na federal, por exemplo, é super perto. Fui de carro [tem bastante estacionamento e [e gratuito], então não sei explicar como ir de transporte público, mas no site deles tem essas informações. E é gratuito ❤

Achei um passeio interessante, diferente e versátil. Recomendo muito e queria poder testar outras experiências lá, como a de ir para ler.

12483700_1040825075957189_52348611_n

Jardim Botânico do Recife
9h às 15h30
terça a domingo
BR-232, km 7,5 – Curado
Gratuito

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Jardim Botânico do Recife

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s