Explorando os diferentes estilos de aprendizagem

O dicionário Michaelis define o vocábulo aprendizagem como processo pelo qual se adquirem mudanças permanentes de comportamento como resultado de treino ou experiência anterior.

No livro capítulo 4 do livro Supervision in the Hospitality Industry (um dos livros utilizados no meu curso de Hotelaria), que trata de Treinamento e Orientação, os autores (Ninemeier & Kavanaugh) enquadram os estilos de aprendizagem de acordo com os principais receptores sensitivos:

  • Aprendizes visuais (visual learners) – aprendem pela visão; gostam de informações que são apresentadas visualmente, por escrito ou em gráficos, figuras, demonstrações e quadros;
  • Aprendizes auditivos (auditory learners) – aprendem pela audição; gostam de ouvir outros apresentando ideias ou discutindo com outras pessoas;
  • Aprendizes táteis (tactile learners) – aprendem pelo tato; gostam de participar ativa e fisicamente do aprendizado.

Embora as pessoas utilizem as três modalidades para receber e processar novas informações e experiências, normalmente um ou dois desses são dominantes e apresentam a melhor forma pela qual alguém filtra as informações a serem aprendidas. Neste link, encontramos um teste (infelizmente só encontrei em inglês) para verificar qual destes estilos é dominante quando nos deparamos com situações de adquirir conhecimento. Ainda que possamos identificar um padrão de aprendizagem pela personalidade geral de cada um, esse estilo pode variar de acordo com a tarefa ou assunto em questão.

A importância desses conceitos é bastante ampla e muitas vantagens podem ser obtidas quando se sabe a forma de aprendizado que mais combina com certa pessoa. Isso não se restringe ao desenvolvimento do próprio indivíduo, mas também se torna importante em funções que trabalhem com a transmissão de informações para outros. Professores que saibam o perfil de sua turma podem estruturar uma aula que seja compatível com a maioria dos alunos; o Recursos Humanos de uma empresa pode direcionar os treinamentos e orientações dos funcionários; um palestrante pode administrar sua apresentação de maneira a capturar a atenção das pessoas, etc.

Outro conceito importante é o da capacidade de concentração (attention span), tempo que uma pessoa é capaz de focar sua atenção em um tópico ou atividade, e sua relevante distinção de pessoa para pessoa. Enquanto alguns conseguem prender a atenção em um assunto por mais de uma hora, outros têm dificuldade de se concentrar por sequer 10 minutos. Quando alguém tenta estudar por um método (ou se depara com um professor que utiliza um) que não corresponde ao seu estilo de aprendizagem adequado, a capacidade de concentração se torna ainda mais limitada.

Outro fator importante a considerar que é destacado no livro citado é o que move o conhecimento. Enquanto crianças aprendem sem se questionar a necessidade daquilo, para adultos o melhor incentivo para aprender é a auto-motivação. Assim, se um adulto não encontrar dentro de si uma razão que o motive a aprender aquilo, a dificuldade de absorver algo será maior.

Resolvi tratar dessa sistematização nesse post porque ter consciência do meu método de aprendizagem (predominantemente visual) foi algo que mudou minha forma de encarar meus estudos, e hoje em dia eu paro de me forçar em métodos que, embora úteis para muitas pessoas, não me servem e estimulo aquilo que se conecta melhor com um aprendiz visual.

Muitas são as técnicas para reduzir o tempo ineficaz destinado aos estudos, então quanto mais conhecimento tivermos para colocarmos em prática melhor será o produto obtido. Na internet, você encontrará várias dicas de ensino e aprendizagem para os diferentes estilos de aprendizes. Aconselho você a tentar identificar o mais compatível e explorar mais a fundo o que pode ser feito para melhorar seu rendimento (que, por melhor que seja, sempre tem algo a aperfeiçoar). =)

Anúncios

Um comentário sobre “Explorando os diferentes estilos de aprendizagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s