Conhecendo Niterói: Parque da Cidade e Fortaleza de Santa Cruz

Para minha primeira postagem pós-migração para a plataforma do Andares, vou compartilhar duas “andadas” que fiz aqui em Niterói e me marcaram.

Niterói é uma cidade que, aparentemente, não tem muito a se explorar. É lembrada pelo cartão postal, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e, em menor escala, por outros projetos arquitetônicos que integram o chamado Caminho Niemeyer (em homenagem ao arquiteto que os projetou).

Entretanto, a cidade apresenta muito mais do que o toque de Niemeyer. Futuramente, explorarei um pouco do lado cultural de Niterói (e darei destaque a locais como o Museu Janete Costa de Arte Popular, Museu do Ingá e o Solar do Jambeiro). Hoje, optei por falar de dois lugares que me encantaram pelas belas paisagens que eles proporcionam: o Parque da Cidade e a Fortaleza de Santa Cruz da Barra.

O Parque da Cidade fica localizado no Morro da Viração, no bairro de São Francisco. O charme principal se deve ao seu mirante. De lá, é possível visualizar várias praias oceânicas de Niterói, dentre as quais Piratininga, Itaipu, São Francisco, Camboinhas, Jurujuba e Icaraí. Do outro lado da ponte Rio-Niterói, destacam-se o Corcovado, Cristo Redentor, além de vários outros famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro.

A subida da praia de São Francisco ao parque é relativamente longa e cansativa (pois o morro tem, aproximadamente, 270 metros). Não há ônibus que faça esse trajeto, devendo ser realizado a pé, por bicicleta ou de carro (quando fui, subi de táxi porque estava com o tempo apertado). Quem optar por ir a pé, provavelmente cruzará com alguma alma caridosa oferecendo carona até o topo (ou para descer). Uma outra opção é a subida partindo do Largo da Batalha – bairro de Maceió – que dizem ser menos inclinada, porém mais longa. Como fui por São Francisco, não tenho como confirmar essa informação. Hehehe

O horário ideal para se ir é ao pôr-do-sol. O dia em que fui estava nublado, então não fez muita diferença (mas seja qual for o clima, a visão é deslumbrante – como pode ser visto nas fotos abaixo). O parque estende seu horário durante o verão, ficando aberto até às 19h (o fechamento nas outras estações ocorre às 18h).

De manhã, existe a possibilidade de tomar café-da-manhã no Parque. Há um restaurante que oferece um buffet (com comidas preparadas lá mesmo) a preço fixo. Não tive a oportunidade de ir, mas uma amiga me informou que, ainda que não seja tão barato, é delicioso.

Embora não tenha visto ninguém fazendo isso no dia que fui (não sei se por conta das condições climáticas adversas), no parque existem rampas propícias para se realizar vôo de parapente.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra fica localizada no bairro de Jurujuba e foi eleita uma das 7 maravilhas de Niterói pelo jornal O Globo, sendo o segundo ponto turístico mais visitado de Niterói (atrás do MAC). Foi construída em 1555, durante a invasão dos franceses, como estrutura defensiva da Baía de Guanabara. Presos de batalhas navais ocuparam suas masmorras e foram submetidos a tratamentos cruéis. Esse passado de tortura fomentou o uso da Fortaleza no período da ditadura como uma espécie de laboratório, que poria em prática a “operação recuperação” dos presos políticos. Em 1939, a Fortaleza de Santa Cruz e todo o conjunto de edificações, uma área de mais de 7000 m², foram tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional.

O acesso é feito através de uma visita guiada, que dura aproximadamente 45min, e tem partida a cada meia-hora. O horário de funcionamento costuma ser de terça à domingo das 10h às 17h (como pode variar, é bom checar no website http://www.funceb.org.br/espacoCultural.asp?materia=265). Custa R$6,00, mas há meia-entrada. A visita é guiada por um dos militares e traz uma série de informações interessantes, principalmente para os apreciadores de História.

Chegar lá é possível através do ônibus 33, que vai para Jurujuba. Sai do Terminal Rodoviário de Niterói e tem ponto-final na subida que leva à entrada da Fortaleza (e aí tem uma boa caminhadinha, mas que não sei descrever o quão cansativo é pois estava de carro hehehe)

São dois passeios bem legais, que quem pisar em Niterói não pode deixar de conferir! =D

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s