Foto de http://amo.kitchenaid.com.br/receitas/leite-de-amendoas-caseiro/

Leite de amêndoas e receitas

Tenho evitado laticínios há algum tempo pelos mais diversos motivos: acredito que o leite traz mais malefícios que benefícios (mas esse ainda não é o momento de conversarmos sobre isso), o leite é associado ao aumento da mucosidade (já percebi que quanto menos leite eu tomo, menos alergia eu tenho) e esse tipo de produto é super perecível (ter que pensar em comida para um e invés de uma família me fez perceber que eu não dou conta de comer nenhum produto derivado de leite até o final sem estragar). Por todos esses motivos, tenho procurado alternativas e uma das que achei é o leite vegetal.

O leite vegetal pode ser feito de diversos tipos de castanhas, grãos e sementes. Eu costumo fazer de amêndoas por pura preguiça mental. Todo mundo praticamente só fala do de amêndoas e ai quando vou comprar não vem nenhum outro na cabeça, rs.

Sobre o preço: sim, é salgado. Costumo comprar cerca de 100 gramas, o que dá entre 6 e 7 reais e rende dois copos {atualização: da última vez que comprei, no final de novembro, deu R$10 oO}. É pouco? Sim, principalmente se vc comparar com o leite de caixa. Mas eu prefiro pensar que cada coisa é uma coisa. Para mim, dois copos por semana é mais que suficiente. Com um copo eu faço papa de aveia e o outro varia, mas normalmente bato com alguma vitamina. E com a “massinha” que sobra, eu faço um patê que dura a semana toda. Então não há desperdício nenhum: ponto positivo número um. E gastar 7 reais por semana com isso não é um valor absurdo e vale muito a pena pra mim. Se eu comprar duas porções de pão de queijo, já são duas refeições menos saudáveis e mais caras que as que eu faço. Ah, mais uma coisa, esse é o preço da amêndoa na Casas Pedro de copacabana, ou seja, vc pode sim conseguir preços mais acessíveis.

Uma questão que me incomodava era aquela “massa” que sobrava depois de coar o leite. No começo eu jogava fora, mas triste porque tinha certeza que podia fazer alguma coisa e estava desperdiçando. Li um tanto na internet sobre o que pode ser feito e só vi receitas de bolos e pães. Ok, acho foda quem faz bolos e pães em casa, mas eu ainda não sou uma dessas pessoas. Não tenho nem habilidades, nem material, nem liberdade na cozinha para isso. E isso sempre me incomodou, até que li em algum lugar que dá pra fazer patê e comecei meus testes. Já usei pra fazer tipo um purê de couve-flor, já bati com brócolis, fiz patê com queijo, e alguns momentos ficou bom e em outros péssimos, mas finalmente me achei (e a receita ta aqui embaixo)! Mas tenho certeza que ainda existem mil opções e vou continuar testando, e aceitando sugestões! (:

Vamos então às receitas?

Leite de amêndoas
1 parte de amêndoas
2 partes de água

É só bater tudo no liquidificador e coar quantas vezes for preciso. Eu particularmente só passo pela peneira uma vez, mas se vc quiser ele mais uniforme, pode passar mais vezes e pode usar um tecido fino para coar. A quantidade de água também pode variar. Eu gosto dele mais concentrado, por isso coloco 1 xícara de amêndoas e 2 de água. Deve ser guardado em garrafas ou potes de vidro na geladeira, e dura até 5 dias. (Na Feira Planetária de agosto, acho, comprei uma Sangria da Nat que vem numa garrafinha linda e vc leva pra casa, é essa garrafinha que costumo usar para guardar o leite <3). {atualização triste: jogaram fora minha garrafinha #cantstopcrying }

Importante: a amêndoa deve ser hidratada por 8 horas antes de preparar o leite para ativar as substancias positivas e diminuir as negativas (foi mal, sou meio esquecida de detalhes, mas lá embaixo tem vários links bacanas mais inteligentes que eu). O que eu faço é colocar de molho num copo grande antes de dormir e bater o leite quando acordo. A água que foi deixada de molho deve ser jogada fora, e a água que vai ser batida no leite deve ser filtrada, lembre-se que vc vai tomá-la toda através do leite.

Patê de azeitona
O resto da massinha que ficou na peneira
Azeitona preta

Patê de azeitona é apenas meu patê preferido e eu nunca tinha pensado em fazer isso em casa antes, não sei por quê. Eu devolvo a massinha pro liquidificador e bato com azeitona preta. Se estiver difícil de bater, coloco um pouco de azeite ou do próprio leite de amêndoas. Guarde num porte de vidro limpinho e na geladeira.

(Sério, só isso. Sem manteiga, creme de leite, requeijão, sal nem nada. Só o resto das amêndoas e azeitona preta.)

Obs: Gosto de comprar só a quantidade que vou usar (sim, descobri que se vende azeitona avulso na vida, e me fez muito feliz não ter que comprar aquele pote enorme e caro). Pra 100g de amêndoas, costumo comprar 50g de azeitonas (que essa semana deu R$2,30 na Casas Pedro; comprei com caroço mesmo, porque o rapaz disse que a sem caroço não é tão gostosa {atualização: é verdade}). E descobri que a preta tem o gosto mais acentuado do que a verde (quando fiz de azeitona verde ficou sem gosto). Dá uma quantidade boa de patê (mais ou menos um potinho de doce de leite cheio – claro que o doce de leite já acabou faz tempos né) que dura a semana toda e dá pra usar em diversos momentos da vida (na couve-flor recheada, na tapioca, com batata doce, temperar salada, amar só por estar na geladeira, fazer amizade com as coleguinhas de casa ao oferecer saudável e homemade patê).

Papa de aveia
1 xícara de leite vegetal
5 colheres cheias de aveia

Eu gosto dela bem durinha, nada de mingau mole, então admito que costumo botar até mais que 5 colheres de aveia. Coloco os dois numa panela e dou uma mexidinha boa pra dar uma amolecida antes de ligar o fogo (o que acho que é coisa da minha cabeça e desnecessário, mas faço mesmo assim). Bela Gil mandou botar uma pitada de sal na papa de aveia e eu coloco, mas não lembro por quê (alguém sabe e pode ajudar?). E a ideia é mexer até engrossar e chegar no ponto que vc quer. Eu gosto de adoçar com mel, às vezes coloco quando ainda está no fogo, mas já está durinha, e às vezes eu coloco depois de pronta. Mas pra mim o mais legal da papa, e uma coisa que só descobri recentemente, é o “recheio”. Papa de aveia vai muito bem com banana, morango, uva passa e granola. Quando fazia com leite normal, costumava jogar várias castanhas em cima e ficava maravilhoso, agora não tenho feito mais porque acho redundante, rs. Coco ralado e canela também vão super bem. Bela Gil come com gojiberry, mas não tenho dinheiro pra isso, rs. Ah, como tanto quente quanto gelada, e as duas formas são incríveis.

Vitamina de banana
Banana
Leite de amêndoas

Esse é meu segundo copo de amêndoas, normalmente. Ok, ninguém precisa de receita pra isso, só quis colocar pra falar de algumas dicas:
– Quando a banana começa a ficar madura demais é um ótimo momento para comê-la porque ela está no seu potencial nutritivo máximo, mas nem sempre é legal comer aquela banana molenga in natura, então é ótimo pra colocar na vitamina.
– Mas quando ela está mais madura, também é porque está pertinho de estragar. O que eu acho uma solução incrível é congelar a banana, assim ela dura mais e fica maravilhosa em vitaminas, primeiro porque fica mais refrescante, segundo porque fica com uma textura bem interessante. Só se lembre de congelar já sem casca, porque tirar a casca depois de congelada é um saco sim, passei algumas vezes por esse sofrimento antes de me tocar.
– Não precisa adoçar, sério. A banana madurona costuma estar bem doce, e o leite de amêndoas tb é docinho. Teste e se achar que ainda não está doce, que tal ir testando diminuir o açúcar da sua vida?
– Teste com frutas diferentes. A banana basicamente não dá gosto, dá a textura e o doce. Jogue umas frutas dentro e vc vai se surpreender. Banana e morango é clássico. Banana, pêra e kiwi é surpreendentemente incrível.

Esse é basicamente meu consumo de leite vegetal por semana, ou uma sim e outra não (sou meio enjoada com repetir comidas, rs). Sei que ainda existem muitas outras opções e queria ouví-las de vocês (:

Links úteis:
http://www.mundoboaforma.com.br/6-beneficios-leite-vegetal-e-como-fazer-em-casa/
http://www.panelinhasaudavel.com.br/alimentos-saudaveis/leite-vegetal-aprenda-fazer
http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/leites-vegetais.html
http://servegana.blogspot.com.br/p/receitas-veganas-leites-vegetais.html
http://leitedaterra.blogspot.com.br/2013/11/por-que-deixar-graos-e-sementes-de.html

 

Foto de http://amo.kitchenaid.com.br/receitas/leite-de-amendoas-caseiro/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s