Por que comemoramos com coisas que fazem mal?

Não sei se alguém já passou por isso. Semana passada comi super bem, Bela Gil teria orgulho de mim [assim como mainha teve], praticamente não comi nada de origem animal, comi verduras todos os dias, inventei receitas com ingredientes do bem, enfim, foi massa.

Essa semana teve uma noite que tive um trabalho enorme pra fazer, e era daqueles que vc adiou e chegou ao limite, ou seja, tem que ser essa noite, ou vai ou racha. Eu não sou uma pessoa noturna. Quando o sol se põe, minha capacidade mental se põe junto com ele, então evito fazer a noite coisas que tenha que pensar. Mas teria que fazer. Então, pra dar aquele boost tipo “se é pra fazer isso, vou ser feliz fazendo”, comprei cerveja e batata tipo pringles pra acompanhar o trabalho. [E digo tipo pringles porque vcs já viram o preço dela? Comprei uma menor – ai comeria menos besteira – e de outra marca por dois reais e cinquenta. Sério. Num dos supermercados mais caros do rj. Sério.]

Só que comprei isso para ser a comemoração de estar comendo bem e ser a válvula de escape, e junto fiz as compras da semana que foram basicamente frutas e legumes. Num é que fui mais feliz comendo morangos frescos do que batata [se é que aquilo é batata] indrustrializada? E ai me veio a pergunta: por que comemoramos com coisas não saudáveis? Comeu bem durante a semana? Tacá-lhe um mcdonalds no fds. Ficou feliz por qualquer motivo? Simbora bebemorar! E assim por diante [sorry, só consegui pensar em exemplo alimentícios /: ].

Mas either way, é sempre assim. Vc se estraga porque fez uma coisa boa. Dá um passo pra trás porque deu um pra frente. De onde vem isso? De comerciais dizendo “vc merece” ou de empresas orgulhosas de fuder sua dieta? Não entendo, mas sei que está profundamente enraizado na minha pessoa. Mais do que eu sabia. Mas vc merece mesmo se tratar ou ser tratado dessa forma? Não, não merece. Assim como ngm merece ser minimizado de qualquer forma. E quando a pessoa que lhe minimiza é vc mesmo, cara, pára e pensa.

E vou te dizer, é difícil pra caralho!

Semana passada me enrolei com os estudos e atrasei um livro. Sim, há poucas semanas da prova, atrasei o estudo de um livro inteiro. Decisão de vida: passar o domingo inteiro estudando [faltavam três capítulos]. Realidade: na metade do primeiro capítulo, uma amiga chama dizendo que o arpoador ta a minha cara e preciso ir. Fui. Foi bom? Foi. Valeu a pena? Não. Segunda-feira: ok, ontem foi domingo, fiz merda, aprendi com isso, e hoje vou estudar como se não houvesse amanhã. Não paro nem pra comer [por isso to aqui morrendo de fome e só pensando em exemplos alimentícios]. A amiga manda msg “festa no barco hoje, sai 23h volta 04h, teu nome ta na lista”. Instinto: com que roupa eu vou? Na realidade, mandei uma mensagem dizendo “amiga, sorry, mega atrasada nos estudos. quando me recuperar, te aviso e saímos de novo”.

Foi difícil? Foi. Mas aquela sensação de ter coragem de ser verdadeira com vc e com o que vc precisa fazer para ser quem vc quer ser foi impagável. Essa sim valeu a pena. Não é sacrifício quando é o que vc quer de verdade. E foi exato a sensação que senti ao comer o morango e pensar na batata industrializada. É difícil mudar o mindset e tenho certeza que vou ter recaídas várias vezes, mas cada vez que vc perceber que não está se presenteando, mas sim se boicotando, é uma pequena vitória que lhe dá a oportunidade de voltar para o seu caminho.

Li uma vez um cara falando que é ok o avião fazer vários pequenos reajustes de volta ao seu trajeto durante a viagem, porque se ele não fizer, um pequeno desvio agora vai se tornar um desvio enorme no futuro. Acabo de perceber que somos assim também.

10941839_714207265344507_5138297413876901584_n

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s