Receita do dia: Farofa do Reboco

Olá, pessoal!

Hoje vim trazer uma dica culinária que fiquei viciado em fazer pela rapidez, facilidade e sabor maravilhoso. A receita original eu conheci através de um vídeo da Página da Kika, e fiz algumas adaptações. Leva cerca de 10 minutinhos do seu tempo e agrega bastante à sua refeição.

Mãos à obra? Vamos à nossa “Farofa do Reboco”! =)

IMG_8267Precisaremos de:

  • Azeite (ou óleo, ou manteiga)
  • Cebola fatiada em formato de sorriso
  • Alho picadinho
  • Linguiça cortada em pedacinhos
  • Ovos
  • Caldo de bacon ou carne
  • Farofa de mandioca

1º passo: cobrir o fundo da panela de azeite e deixar dourar a cebola

IMG_8268

Posso usar óleo? Pode. Pode usar manteiga? Pode.

Eu usei azeite por costume, embora eu saiba que ao esquentar muito ele perde suas propriedades nutricionais. O ideal seria utilizar a manteiga, mas às vezes que eu usei a cebola demorou muito para dourar e, uma vez dourada, ela começa a queimar logo. Algum fundo de conhecimento para isso que falei agora? Não, só as tentativas frustradas mesmo hahaha

2º passo: colocar a linguiça e, depois de alguns segundos, o alho

IMG_8269

Coloquei linguiça porque acho que combina, mas você pode não colocar nada (tal como a receita original) ou colocar algum outro tipo de embutido.

3º passo: desligar o fogo e colocar o tablete de bacon

IMG_8271

Logo depois de colocar o alho, aconselho desligar o fogo porque o alho frita muito rápido e não queremos que ele queime, apenas que torre um pouco. O próprio calor do azeite já vai permitir que o caldo de bacon derreta (caso contrário, ligue e desligue o fogo rapidamente). Misture bem.

IMG_8272

4º passo: colocar os ovos e voltar a ligar o fogo

IMG_8273

Com o fogo novamente ligado, você vai começar a misturar tudo que está dentro, até que os ovos se desfaçam e se junte a toda a mistura, ficando mais ou menos assim:

IMG_8274

5º passo: adicionar a farinha e ser feliz

IMG_8275

Adicione a farinha de forma a cobrir toda a superfície. Acabei deixando cair farinha demais, e vocês podem perceber um “monte” aí no centro, hahahaha. No meu gosto, o ideal é quando cobre tudo que está embaixo, mas de forma plana, porque aí a farinha inteira consegue ser temperada e misturada ao restante. De qualquer forma, depois de colocar a farinha você começa a mexer tudo, lembrando de puxar bastante o que está embaixo para cima, permitindo que toda a farinha tome a coloração amarela e se una à mistura anterior.

IMG_8276

Pronto! A farofa está pronta para se juntar àquele feijãozinho maroto e fazer uma refeição deliciosa para este almoço de quinta-feira! Rápida, simples e deliciosa! 🙂

PS: Não entrei em detalhes quanto às quantidades porque isso depende muito das suas preferências na farofa. Quem gosta muito de cebola pode exagerar na cebola, quem prefere os pedaços de ovo pode colocar mais ovo, etc. Eu fui na necessidade de acabar com os ingredientes para não estragar, porque domingo estou viajando e vou passar duas semanas fora. hahahaha

Anúncios

2 comentários sobre “Receita do dia: Farofa do Reboco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s